quarta-feira, 1 de julho de 2009

Computação, Matemática e Alfabetização







COMPUTAÇÂO

Diante da proposta apresentada pelo curso de Pedagogia da UFBA a atividade de tecnologia tem por objetivo inserir seus alunos no mundo tecnológico, esta proposta tem sido desenvolvida com o intuito de nos aproximar e alfabetizar digitalmente. Ela tem nos favorecido na nossa formação em serviço, que vem provocando mudanças em nós cursistas, diante das atividades oferecidas pelo curso principalmente quando socializamos comentários nos ambientes de rede como: moodle, blog, na lista de e-mail e chat.
Está tendo uma interligação entre a atividade de tecnologia com as demais atividades visto que, utilizamos a mesma para divulgação, comentários e discussões das outras áreas do curso.
Com o estudo destas tecnologias estamos ampliando novos conhecimentos com diversas possibilidades oferecidas por alguns programas como: o gimp e o cinerella, que produz e transforma em algumas estéticas e em movimento. Também houve a disponibilidade de alguns textos para nos orientar para uma melhor compreensão sobre tudo nos diz respeito à inclusão digital.
A comunicação virtual esta presente a todo o momento, promovendo as múltiplas linguagens. Na primeira turma de pedagogia houve a proposta de criar alguns tele centros, em alguns locais: nos povoados de Itapicuru, Meia Hora e na sede no Colégio Odete com o intuito de contribuir para inclusão digital das comunidades.
A pedagogia do acontecer não apareceu de forma satisfatória, visto que não levado em conta o tempo que cada um tem para aprender, e com isso houve avaliações que não respeitou o tempo de maturação de alguns cursistas.
A globalização é sustentada pela informática e está em todas as classes. Percebemos a presença da cultura local e global quando comunicamos com outras localidades, ou até mesmo por todo o mundo.









MATEMÁTICA

Diante da necessidade e dificuldades em se trabalhar a matemática em sala de aula de forma dinâmica e prazerosa, esta atividade com o professor Iron Alves Pedreira veio com o intuito de promover as múltiplas linguagens na produção no conhecimento matemático, trazendo inovações e possibilidades que veio a contribuir para a pedagogia do acontecer, refletindo em nossa prática pedagógica, sobre tudo na importância de se trabalhar no coletivo.
Nesta atividade houve horizontalidade que nos permite dar um novo olhar ao ensino de matemática.











ALFABETIZAÇÂO

Através da atividade de alfabetização passamos a compreender o verdadeiro sentido de alfabetizar, tendo como base a aquisição da leitura e da escrita, promovendo a pedagogia do acontecer, partindo para um trabalho coletivo promovendo as múltiplas linguagens e horizontalidade e visto que é um trabalho continuo na nossa prática pedagógica.
Esta atividade promoveu a inclusão de novas propostas através de agrupamentos dando ênfase ao processo natural da alfabetização.
Diante das novas propostas defendidas pela teórica Emilia Ferreiro e Ana Teberoshy foi que deu a oportunidade de fazer acontecer a democracia da diferença, partindo para a inovação de novas possibilidades do ensino para que aconteça um ensino de melhor qualidade.

Nenhum comentário: